domingo, 16 de agosto de 2009

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GRIPE A(H1N1)


SAIBA O QUE É A GRIPE SUÍNA

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A (H1N1). Apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter anunciado uma pandemia do vírus, autoridades afirmam que a nova gripe tem baixa letalidade e, assim como a gripe comum, as mortes são geralmente associadas a outras doenças ou a fragilidades da pessoa infectada.
A doença recebeu o nome popular de gripe suína porque testes laboratoriais apontaram, inicialmente, que muitos genes da nova gripe eram semelhantes aos dos vírus que afetavam porcos na América do Norte. Porém, segundo a OMS, a origem do vírus é desconhecida.
A gripe suína começou a circular no México, mas acabou se espalhando para outros países.
CONTÁGIO
O vírus Influenza A (H1N1), da gripe suína, é transmitido de pessoa para pessoa. Como em uma gripe comum, o contágio ocorre por meio do espirro, da tosse ou após o contato com a secreção respiratória de uma pessoa infectada.Apesar do nome popular da doença, não há evidências de que a gripe suína pode ser contraída após a ingestão de carne de porco. Veja como prevenir o contágio do vírus A (H1N1):
*Lavar as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz.- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.- Usar lenço de papel descartável.- Ao tossir ou espirrar, proteger com lenços a boca e nariz.- Orientar as pessoas infectadas que evitem sair de casa quando estiverem em período de transmissão (até cinco dias após o início dos sintomas).- Evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante também que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.- *Restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação.- Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.
Orientações a alunos, professores e funcionários-
*Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz;-
*Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies como mesas, telefone, maçanetas e materiais escolares;-
*Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar - procedimento conhecido como "etiqueta respiratória". Na impossibilidade de serem usados lenços, médicos recomendam proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;-
*Crianças e adolescentes não devem compartilhar objetos - nem durante as aulas, nem nos intervalos, principalmente talheres e copos;- Alunos, professores e funcionários com síndrome gripal devem ser retirados de sala de aula e encaminhados para atendimento médico;- Aqueles com sintomas devem permanecer por pelo menos sete dias em casa;- Atividades que reúnam várias turmas em ambientes como ginásios, anfiteatros e laboratórios devem ser evitadas.
SINTOMAS
Os principais sintomas da gripe suína são: febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, cansaço, fadiga, tosse, diarréia e vômito.
TRATAMENTO
Remédios antivirais para gripe sazonal estão disponíveis em alguns países, e previnem e tratam a doença de maneira efetiva. Existem duas classes de medicamentos como esses: os adamantanes (amantadine e remantadine) e os inibidores da neuraminidase da gripe (oseltamivir e zanamivir).
Na maioria dos casos anteriormente reportados de gripe suína, os pacientes se recuperaram plenamente da doença sem requerer atenção médica e sem medicamentos antivirais.
Alguns vírus de gripe desenvolvem resistência a medicamentos antivírus, o que limite a eficácia da profilaxia química e do tratamento. Vírus obtidos de recentes casos humanos de gripe suína nos Estados Unidos se provaram sensíveis ao oseltamivir e ao zanamivir, mas resistentes ao amantadine e remantadine.
Não existem informações suficientes para fazer recomendações quanto ao uso de antivirais na prevenção e tratamento de infecções por gripe suína. Os clínicos precisam tomar decisões com base em avaliações clínicas e epidemiológicas, e no custo/benefício da profilaxia/tratamento do paciente.
No que tange ao atual surto de infecção por gripe suína no México e Estados Unidos, as autoridades nacionais e locais estão recomendando o uso de oseltamivir ou zanamivir para tratamento e prevenção da doença, com base no perfil de suscetibilidade do vírus.